O ORGULHO INTELECTUAL
Humildade é o primeiro passo na senda secreta - e também será o último. Porque, antes de a divindade começar a instruí-lo através da auto-revelação, ele tem de se tornar instruível, isto é, humilde.
A agilidade e instrução intelectuais são coisas admiráveis e adornam o indivíduo, mas o orgulho intelectual levanta uma forte barreira entre ele e a vida superior que está sempre chamando por ele, conquanto silenciosamente.
Os intelectuais orgulhosos se sentam em seus débeis pedestais e esperam ser adorados, quando existe a todo tempo uma divindade habitando nas profundezas de seus corações, e que é a única digna de adorações.
O eu intelectual enfuna-se como um orgulhoso pavão diante dos olhares do mundo; mas o verdadeiro gerador de seus talentos e criador de seus feitos, o ser que o satura do princípio de vida e assim lhe permite existir, se satisfaz plenamente com o permanecer em segundo plano, ignorado e despercebido dos homens.
A mais difícil das tarefas é a gente humilhar-se até a realização de sua própria pequenez, ignorância e vaidade. Contudo, a maior das conquistas nesse sentido conduz diretamente ao encontro da vida divina que Cristo prometeu a todos os que perdessem a vida pessoal.
Para conhecer essas coisas, não necessitamos do conhecimento e cultura de uma alta mentalidade. Os simples, os rudes e os primitivos podem assimilá-las prontamente por um ato de fé e oração, e podem mais facilmente assumir a atitude de reverência.
Quando nos aproximarmos do Super-eu pela senda da autopesquisa, os estudos do filósofo pouco o avantajam do homem comum. Não porque tais estudos não tenham valor; ao contrário, servem para treinar a mente em úteis hábitos de abstração, concentração e profundeza.
É por engendrarem o orgulho da erudição e o egoísmo de auto-importância que levantam obstáculos na verdadeira senda. A humildade vem mais facilmente para os iletrados e ignorantes, pois estão conscientes de sua inferioridade mental e social.
E a humildade é condição essencial em cada etapa do Caminho Secreto.
Guardai em vosso coração e retende em vossa mente o admirável enunciado de Jesus: "A não ser que vos torneis como uma criancinha, não entrareis no reino do céu".

Comentários
Postar um comentário