AUTO-ANÁLISE NO COTIDIANO

 

O estudante pode realizar a auto-análise durante o dia, nas horas de lazer. Pode deter-se, quase inesperadamente, e observar o que está fazendo, sentindo ou pensando, mas de maneira que sua auto-observação seja feita com espírito desprendido, imparcial e impessoal.

Quem está fazendo isso?

Quem está sentindo esta emoção?

Quem está proferindo estas palavras?

Quem está pensando estes pensamentos?


Que formule estas perguntas tão frequentemente quanto o desejar, mas de maneira abrupta, súbita e depois espere silencioso alguma resposta intuitiva interna. Tanto quanto puder, que alije todos os pensamentos durante esta pausa. Esta inquirição introspectiva não necessita ocupar mais do que um ou dois minutos nas horas vagas.

Desde tempos imemoriais, a raça humana tem se comprazido nestas tendências de identificação com o corpo. A cura está em eliminar gradativamente estas tendências pela reiterada busca do verdadeiro eu, o Super-eu, nos momentos de quietude mental, e pela constante observação nas horas vagas durante o dia.

Um dos resultados inevitáveis desta prática será uma mudança gradual da atitude do estudante para com as coisas, pessoas e acontecimentos. Começará a expressar qualidades que são naturais ao Super-eu, as qualidades de nobre visão, perfeita justiça, e o tratamento de seu próximo como a si mesmo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É O CAMINHO LONGO - Paul Brunton

O CAMINHO CURTO E O CAMINHO LONGO - Paul Brunton

O ESTADO DE AUSÊNCIA DE EGO - Paul Brunton