O PROFUNDO SILÊNCIO INTERIOR

 

Na natureza a soberania pertence às forças silenciosas. A lua não faz o menor ruído e apesar disso arrasta milhões de toneladas de água do mar no vaivém obediente ao seu comando; não ouvimos o sol se levantar, nem as estrelas se ocultarem. Assim a aurora da nova vida surge silenciosamente no homem, sem que nada a anuncie ao mundo.

Só na quietude pode o conhecimento do Super-Eu manifestar-se. O deslizar da jangada mental sobre as águas do espírito é o prodígio mais suave que conheço, muito mais silencioso que o cair do orvalho noturno.

Somente em profundo silêncio interior podemos ouvir a voz da alma; os argumentos a ocultam e o excesso de palavras a ensurdece e abafa. Ao apanhar o peixe podemos reparti-lo, mas enquanto pescamos o falar rompe o encanto e afugenta o peixe.


Se conseguirmos dar menos atividade à laringe e maior atenção às atividades profundas da mente, chegaremos a ter algo realmente valioso a dizer. A palavra é um auxílio e não uma obrigação. SER é o primeiro dever do homem.

A vida nos ensina silenciosamente, enquanto os homens instruem em voz alta. a preciosa descoberta do verdadeiro EU dentro de nós só pode ser feita quando a mente estiver em repouso; as palavras apenas confirmam a realidade, mas não a explicam e jamais a poderão explicar, pois a Verdade é um ESTADO DE SER e não uma torrente de verbosidade.

O argumento, por mais inteligente que seja, não substitui a realização pessoal. Devemos experimentar se quisermos viver a experiência. A palavra Deus não terá sentido para mim antes de conseguir por-me em contato com o Absoluto dentro de mim mesmo. Só então poderei incluí-la no meu vocabulário.

A bíblia e outros escritos similares começarão então a perder sua autoridade à medida que a pessoa comece a achar a sua própria. Encontrai Deus dentro de vosso próprio coração e compreendereis, por intuição direta, o que todos os grandes instrutores, todos os verdadeiros místicos, todos os autênticos filósofos e homens inspirados tentaram explicar pelo método tortuoso das palavras.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É O CAMINHO LONGO - Paul Brunton

O CAMINHO CURTO E O CAMINHO LONGO - Paul Brunton

O ESTADO DE AUSÊNCIA DE EGO - Paul Brunton