LUGARES PARA A MEDITAÇÃO - Paul Brunton

 

A meditação deve acontecer onde ninguém vai perturbar o buscador, e se ele é excepcionalmente sensível, deve ser onde ninguém nem mesmo o veja. Deve ser onde não exista o menor ruído. Se ele puder usar o mesmo lugar e o mesmo horário, melhor. Os piores obstáculos são o barulho e o desconforto.

É possível continuar com a meditação apesar dos ruídos, mas a pessoa tem de treinar-se para aprender como fazer isso quando necessário. No entanto, é tolo expor-se aos ruídos quando as condições estão sob seu controle. Cada interrupção da atenção causada por fatores externos que poderia ter sido evitada é uma interrupção desnecessária.

No local da meditação, deve haver algo que lembre o Eu Superior: uma figura, uma foto ou uma pequena lâmpada sugerindo a meta da vida. Esse local deve ser privado, ou se possível, secreto. É aconselhável fechar a porta a chave para evitar interrupções.

Resultado de imagem para inner peace 

Se o local tiver uma atmosfera de cenas neuróticas, passionais e de mútuas recriminações, não será adequado à prática da meditação. Uma igreja é melhor. O melhor local é entre as belezas da Natureza, onde nada perturba e tudo inspira.

Para a meditação é recomendável ficar de frente para o leste onde nasce o sol, ou o leste onde ele se põe, dependendo do horário em que for feita.

Pessoas sensíveis consideram útil vestir um traje especial para ser usado apenas no período da meditação. Esse traje fica permeado com o tempo com uma aura, que influencia e acalma a mente para a meditação. Esse traje deve ser mantido separado das demais roupas, numa caixa ou gaveta exclusiva.

Apenas o buscador avançado pode com segurança meditar num quarto completamente escuro. O iniciante deve praticar com alguma iluminação, seja de fonte externa ou uma lâmpada fraca.

O incenso não apenas ajuda a acalmar a atmosfera, mas também purifica a mente.

Os antigos manuais de yoga dizem que a meditação não deve ser praticada onde as pessoas ao redor são malvadas, quando o corpo está cansado ou doente ou quando a mente está infeliz ou deprimida. As razões para essas proibições é que essas condições indesejáveis tornam a meditação muito mais difícil e propensa a terminar em fracasso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ORAÇÃO AO EU SUPERIOR - Paul Brunton

A SENSIBILIDADE PSÍQUICA - Paul Brunton

A BUSCA DO EU SUPERIOR - Paul Brunton