GURU YOGA - Paul Brunton

 

Existe esperança e ajuda para aquelas pessoas que estão cansadas da religião ortodoxa e que ao mesmo tempo não são capazes de beneficiar-se do misticismo. Elas devem repetir em seu coração, continuamente, dia após dia, o nome de um Guia Espiritual em cujas obras elas sinceramente acreditam, um guia que se dedicou ao serviço aos seres humanos e em cujo poder salvador elas confiam. Esse guia pode estar vivo ou morto. Se ele for um guia que realmente permaneceu imerso no Eu Superior, elas conseguirão resultados genuínos. Se, entretanto, sua fé é posta em alguém que não é divino, nenhum resultado será obtido, a não ser alucinações. Mas quando a devoção é dada a uma grande alma, ela seguramente será recompensada. Pois a repetição silenciosa de seu nome, onde quer que a pessoa esteja e o que quer que faça, em si mesma se tornará um fácil exercício místico de concentração. Não importa quão ignorante o devoto possa ser, a Graça do Eu Superior o alcança.

O yoga de auto-identificação com um adepto é o método mais efetivo e traz os resultados mais rápidos, porque atrai sua graça. O fato é que a inspiração vem com o mero pensamento nele. Esse caminho de yoga envolve duas técnicas: primeiro, meditação formal em períodos fixos, concentrando-se numa imagem mental do mestre, e segundo, lembrança do mestre tão frequentemente quanto possível, em todos os momentos do dia. Nesse caminho, você oferece seu corpo ao mestre, assim como um médium oferece o seu a um espírito desencarnado. Você o convida e o deixa tomar posse de seu corpo e mente. Primeiro, você sente sua presença. Depois você sente que ele toma posse de seu corpo e mente. Em seguida, você sente que é ele (não dualidade). Finalmente, ele desaparece de sua consciência e outro ser se anuncia como sua alma divina. Esta é a meta. Você encontrou seu eu superior.

A fotografia do mestre deve ser colocada em frente ao discípulo na meditação. Este fixa seu olhar na foto e dedica toda a energia de sua mente a essa contemplação. Assim a foto fica impressa na tela mental. A prática continua até que o mestre possa ser visto com os olhos fechados, assim como com os olhos abertos.

Concentrando a mente e a memória no guia espiritual, o discípulo atrai força, inspiração e paz dele. Manter a imagem do mestre na consciência é suficiente para prover proteção contra os perigos e tentações do mundo.

A pessoa deve fechar seus olhos, repetir o mantra várias vezes e tentar penetrar cada vez mais profundamente em seu significado a cada repetição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ORAÇÃO AO EU SUPERIOR - Paul Brunton

A SENSIBILIDADE PSÍQUICA - Paul Brunton

A BUSCA DO EU SUPERIOR - Paul Brunton